Suporte

Mac Br Certificação Digital

Bem vindo à área de Suporte da Mac Br Digital. Aqui você encontrará as respostas às perguntas mais frequentes dos usuários de certificado digital, além da área de download, onde estão disponíveis os softwares necessários para o funcionamento de seu token, leitora, cartão ou as hierarquias de certificados digitais.

Perguntas frequêntes

DOWNLOADS
Driver S.O. Compatível Sistema 32 bits (x86) Sistema 64 bits (x64)
SafeNet e-Token - 8.1 SP2 Windows Download Download
AWP Manager - 5.1.8 Windows Download Download
SafeSign - 3.0.87 Windows Download Download
SafeSign - 3.0.124 Windows Download Download
Leitora Gemalto Windows Download Download
Leitora SCR3310 Windows Download Download
Driver Token G&D Windows Download Download
Hierarquia de Certificação Windows Download Download
O que é chave privada?

A chave privada é gerada simultaneamente com a chave pública e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.

Por que é preciso agendar a validação presencial?

Uma das etapas do processo de aquisição de um certificado digital é a validação. De acordo com o estipulado no DOC-ICP-05 da ICP Brasil, a presença física do titular do certificado durante a validação é necessária:
3. IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO
3.1. Registro Inicial
3.1.1. Disposições Gerais
3.1.1.1 Neste item e nos seguintes, a DPC deve descrever em detalhes os requisitos e procedimentos utilizados pelas ARs vinculadas à AC responsável para realização dos seguintes processos:

a)Validação da solicitação de certificado – compreende as etapas abaixo, realizadas mediante a presença física do interessado, com base nos documentos de identificação citados nos itens 3.1.9, 3.1.10 e 3.1.11:
i.confirmação da identidade

Quando é possível agendar a validação presencial?

A opção de agendar a validação presencial é exibida logo após a conclusão da compra do certificado digital.
Para agendar, basta indicar o futuro titular do certificado, escolher a cidade e Ponto de Atendimento, dia e horário de sua preferência.

Perdi meu cartão/ token contendo meu certificado digital. Como devo proceder?

Em caso de perda do certificado, você deve revoga-lo imediatamente. Para isso acesse a opção Revogar certificado na página da VALID Certificadora, informe a Frase Senha cadastrada na fase de solicitação do certificado e confirme a revogação.
Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos Pontos de Atendimento da VALID, munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.

Quais configurações necessárias devo executar em meu equipamento antes da emissão do meu certificado digital?

Configurações Necessárias:

Para certificados em dispositivos como cartão mais leitora ou token, recomendamos:
Windows Vista ou superior;
Java 7.X ou superior;
Instalador VALID para instalação dos drivers, fornecido no momento da aquisição do certificado com o respectivo dispositivo.

Para certificados A1, recomendamos:
Acesso a internet;
Windows Vista ou superior;
Java 7.X ou superior;

O Certificado Digital é um documento eletrônico, como ele é entregue?

 Certificado Digital pode ser entregue de 3 formas:
- Token, que é conectado diretamente na porta USB do computador
- Cartão, neste caso para leitura dos dados do certificado digital é preciso uma leitora de cartão ou que o computador do usuário do certificado tenha a leitora embutida na máquina
- Diretamente no computador do titular do Certificado.